Representates dos Estados apresentam relatórios de trabalho
No primeiro dia, foram feitas apresentações dos trabalhos em cada Estado. Daniella Ribeiro, filha do ex-deputado federal pela Paraíba Enivaldo Ribeiro, falou do trabalho que desenvolve no movimento das mulheres e como uma das vereadoras reconhecidamente mais atuantes. Daniella desenvolveu um projeto chamado Mandato Popular. A vereadora percorre bairros e ouve lideranças do município de Campina Grande para colher dados e apresentar projetos de interesse popular.
A presidente do Movimento Mulher Progressista no Rio Grande do Sul, Ana Regina Rodrigues, também trouxe a sua contribuição para o sucesso do evento: apresentou um vídeo com os trabalhos realizados no Estado, que é um dos Estados onde o Partido Progressista tem maior força e é extremamente bem organizado. Foram apresentadas ações nas áreas de saúde e educação, formação política e profissional. Outro recurso utilizado no Rio Grande do Sul para difundir a marca do movimento e angariar fundos é a confecção de camisetas e canecas que são vendidas e a distribuição de folders. Ana Regina salientou ainda o grande número de vereadoras, deputadas estaduais e a forte concorrente ao senado pelo Partido Progressista a jornalista Ana Amélia, uma das pré candidatas favoritas na disputa pelo cargo. No Rio Grande do Sul, o PP faz parte da base aliada do governo Ieda Crusius sendo a deputada estadual Silvana Covatti, a líder do governo na Assembléia Legislativa do Estado.
No Ceará, Ana Adília Rodrigues, disse que já vem desenvolvendo há alguns anos, projetos na área da Saúde, campanhas com passeatas exigindo o fim da violência contra a mulher e contra às crianças. Utilizando o artesanato, muito característico da região, são proporcionados cursos de formação profissional de bordadeiras, que confecionam peças de vestuário.
A deputada estadual Conceição Sampaio falou pelo movimento no Amazonas e salienteou que o trabalho no Estado é voltado para o incentivo à militância política das mulheres. Existe um convênio com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher para levar a todas as comunidades o conhecimento da Lei Maria da Penha, criada para punir os agressores de mulheres, importante no combate a esse tipo de violência.
Falaram também sobre os trabalhos realizados nos Estados as representantes de Goiás, Gislene Moreira; do Mato Grosso do Sul, Nerly Santos; de Roraima, Anabel Mota; do Amapá, Eunice Monteiro; da Bahia, Eliana Boa Ventura; de Santa Catarina, Eliete Leal; do Pará, Edinair Rocha; do Mato Grosso, Tânia Filgueira; do Distrito Federal, Fátima Mosquera; de Pernambuco, Irecê Bezerra Andreotti; de Minas Gerais, Claudia Campolina; de São Paulo, Marta Leão e do Espírito Santo, Elizete Fassarela e Joelma Roncetti.;
Vice-prefeitas do Rio de Janeiro participam do encontro
A vice-prefeita de Barra Mansa, Ruth Coutinho, apresentou os trabalhos feitos no município: participação das mulheres nos Conselhos Comunitários e Municipais; Gabinete Itinerante na as comunidades, para ouvir os representantes comunitários e levar as soluções para os problemas apresentados; Projeto Estação Floresta, que conscientiza a comunidade sobre a importância da preservação ambiental para suas próprias vidas; Projeto Seresta, que levou a terceira idade a resgatar seus valores culturais, participar de movimentos sociais, festividades e de eventos próprios, na área da saúde; cooperativas de artesanato; Projeto "Cuidando da Cidade, Cuidando de Você" e projetos com mães. Tudo isso apresentado em um vídeo exibido no evento.
Também em vídeo, a vice-prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim, destacou a atuação das progressistas na área social e na preservação do meio ambiente, priorizando as reservas ecológicas do Município como a do “Mico Leão Dourado”.
Outro vídeo foi sobre os trabalhos do PP Mulher em Santa Catarina, apresentado pela presidente nacional do movimento Beth Tiscoski, que relatou visitas a todos os municípios, participando da Caravana do PP, reunindo as mulheres e promovendo a filiação das mesmas.
A presidente nacional do Movimento Mulheres Progressista informou às participantes que foi aprovada a lei que instituí uma cota de 5% da arrecadação do Fundo Partidário de cada partido para investir no engajamento das mulheres na vida política. Beth Tiscoski disse ainda que “o objetivo maior é capacitar mulheres para o Exercício do Poder, motivá-las a se candidatarem ou fazerem parte do time de campanha, para a organização e captação de votos.”
Presidente Francisco Dornelles participa do encontro da Mulher Progressista
O presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles, prestigiou o evento das Mulher Progressista. Em seu discurso, Dornelles salientou a importância da mulher na sociedade brasileira. Francisco Dornelles acha importante a participação das mulheres na vida política brasileira e , de forma descontraída, incentivou essa participação no PP : “Vocês não devem esperar que os homens entreguem o partido, vocês têm que tomar o partido.” O senador disse ainda que o trabalho das mulheres progressistas nos Estados fará a diferença no resultado das próximas eleições.
Por site do pp.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário